A Engexpor concluiu a construção do SIN01 o primeiro edifício do projecto Sines DC, desenvolvido pela Start Campus. O SIN01 inaugura um dos maiores data centers da Europa.
A localização estratégica do país, as suas características geográficas e climáticas, custos de instalação, infraestruturas de conectividade e capacidade de produção de energia verde abrem excelentes oportunidades para a instalação dos centros de dados de maior dimensão, diz a JLL.
A Inteligência Artificial está a impulsionar a procura por Data Centers, mas as restrições de capacidade de energia direccionam a procura para locais emergentes, revela a Savills.
O campus localizado em Vila Franca de Xira, contará com um sistema de arrefecimento sem água e operações ultra eficientes, concebidas para responder às necessidades da IA generativa e da computação avançada.
O mercado de centros de dados em Espanha e Portugal continua com uma progressão extraordinária, indica o relatório Data Center Snapshot elaborado pela consultoria imobiliária global Colliers.
Há oferta insuficiente para necessidades de consumo e armazenamento de dados exponenciais. A baixa disponibilidade nos principais mercados FLAP (Frankfurt, Londres, Amsterdão e Paris) desviou a procura para mercados secundários como Portugal, Espanha, Itália, Polónia e Suíça.
A Reltio, empresa nativa líder de cloud, SaaS Master Data Management (MDM), acaba de anunciar a abertura oficial dos seus escritórios em Lisboa e que servirão como o novo centro tecnológico na Europa.
A península Ibérica posiciona-se como um dos mercados estratégicos europeus para a implantação de Data Centers. Existem mais de 700 MW em desenvolvimento em projectos de centros de dados em: Madrid, Lisboa e Barcelona.